Thursday, February 16, 2006

A arte de não fazer nenhum ou...
Como ter sucesso na vida profissional!

É uma ideia que me ocorreu a pouco tempo, mas pronto achei que poderia ser interessante partilhar com o mundo, especialmente porque algumas das pessoas que espero venham a ler isto podem ser da área de informática, tal como eu, e isto pode ter alguma utilidade!

Hoje cheguei à conclusão que para se ter sucesso numa carreira como parte de uma equipa de desenvolvimento de software é necessário falhar!

O motivo é simples, um tipo recebe tarefas (neste caso projectos) que acontece se todas estas tarefas forem executadas sem erros e sem grandes problemas?

Bem até podem imaginar que recebem umas palmadinhas nas costas (garanto que não), ou que o vosso chefe vos vem dar os parabéns (nem por isso), ou então que a vossa imagem no local onde trabalham melhora consideravelmente de dia para dia (eu não estou a notar nada disso), ou então que vos começam a tratar de forma respeitosa (keep dreaming), ou mesmo que vão começar a receber aumentos e promoções (que piada... era só o que faltava)...

Nada disto... simplesmente as coisas não vão mudar e vão receber novas tarefas... isso é o que acontece no mundo real e isso intrigava-me...

...reparem que uso aqui o passado, isto porque hoje... (talvez devido à falta de sangue no café ou ao sono ou à mistura de ambos os factores) ...hoje, meus caros... fez-se luz e percebi tudo!

A verdade é que se um tipo nunca falha, as pessoas vão simplesmente concluir (inclusivé o chefe ou coisa que o valha) não que "ali está alguém que trabalha bem..." vão sim concluir que o vosso trabalho é básico, simples de mais, uma criança de 5 anos faria-o sem problemas...
...a verdade é que o vosso chefe pode mesmo chegar a pensar: "Até eu conseguia fazer aquilo".

Portanto depois de pensar um bocado (e observar o que me rodeia) concluí que a única solução é: falhar!

Se um tipo falha é brutal... primeiro para falhar um gajo nem se tem de preocupar muito com o que têm para fazer... e depois uma coisa falha e dá barraca e o que é que as pessoas pensam? "Ora ali está um tipo esforçado... aquilo era muito complexo, impossivél de se fazer... ele fez tudo o que podia... assim sim um tipo que dá o couro..." e depois seguem as consequências...

...que consequências? perguntam vocês.

Asseguro que não me refiro a despedimentos, despromoções, cortes salariais ou cabeças a rolar (ai as saudades que eu tenho dos tempos medievais...) e (com alguma pena minha) também não se irá fazer uso de apredejamentos públicos, fogueiras ou coisas que tais...

Ora as consequências a que me refiro é o facto de que a vossa imagem no local de trabalho vai melhorar... o respeito aumenta... algumas palmadinhas nas costas e pronto... se conseguirem que o fracasso seja mesmo muito muito grande... até são muito bem capazes de receberem aquela promoção que tanto queriam... Yupi!

Bem conclusões a tirar disto tudo: não só é mais fácil não fazer como é mais rentavél!

Espero que esta minha divagação (claramente não baseada em factos reais) possa vir a ser útil a alguém...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home